No artigo passado falamos sobre o EEXI, CII e a atualização do SEEMP que estão relacionados às emendas à Circular 4350, definidas na MEPC 75.
Apesar de tais exigências não incluírem as embarcações offshore, na MEPC 75 foi designado que se criasse um grupo de estudo, o qual somente de fato se formou na MEPC 76.
O objetivo do grupo de estudos é encontrar soluções para a redução de intensidade de carbono. No grupo está sendo analisada a proposta de adoção de indicadores para o setor offshore, submetido pela IMCA e Rússia (MEPC 74/6).
A expectativa é que na próxima intersecional ISWG-GHG 9 já tenhamos esta proposta em um estágio mais maduro.
Na proposta de indicadores para embarcação offshore incluem, de acordo a MEPC74/INF15, as seguintes embarcações:
• Rescue ships;
• Deep Water Construction Vessels (DCV);
• Platform supply vessels (PSV);
• Anchor handling tug/supply ships (AHTS);
• Service offshore vessels (SOV) in the offshore wind sector;
• Heavy lift vessels (HLV);
• Subsea & rock installation vessels;
• Dredging vessels such as (split) hopper dredgers, self-propelled cutter dredgers and alike;
• Jack-up & floating vessels engaged in wind farm construction, maintenance and repair;
• Cable trenching/burial vessels;
• Pipe laying vessels;
• Dive support vessels;
• Floating accommodation units;
• Mobile offshore drilling units (MODU);
• Remotely operated vehicle support;
• Survey vessels;
• Salvage ships;
• Icebreakers;
• Hydrographic service ships;
A IMCA tem trabalhado no desenvolvimento de indicadores especificamente para embarcações offshore, desde 2017. Em 2019, a IMCA, através do documento MEPC 74/6, propôs dois indicadores específicos para embarcações offshore denominados de Proxy A e Proxy B.
Os indicadores propostos possuem duas abordagens diferentes, sendo a primeira sobre o consumo anual de energia da embarcação, e a segunda no tempo operacional anual e eficaz de utilização da embarcação.
Proxy A — Abordagem no consumo anual de energia.
A fórmula proposta é:
R= e / Pg = Total kg CO₂ emitido por ano /Potência bruta total gerada por ano = kgCO₂ / kWh bruto
onde:
R: A relação energética média com base em uma medida de E e Pg.
e: O TOTAL de CO₂ emitido/ano, ou seja, a quantidade total de СО2 calculada com base no combustível consumido por ano, considerando os fatores de conversão aplicáveis para um determinado tipo de combustível.
Pg: O total calculado de kWh brutos gerados/ano, ou seja, a soma da potência nominal instalada por motor multiplicada pelas horas de funcionamento anual por motor.
Proxy B — Abordagem no tempo efetivo (operacional) de utilização da embarcação.
Como abordagem alternativa, os co-patrocinadores propõem usar a fórmula:
R= e / U = Total kg CO₂ emitido por ano / Total de horas de utilização operacional por ano = kg CO₂ / por total de horas em operação.
Onde:
R: A relação energética média baseada em uma medida de E e U.
e: O TOTAL de CO₂ emitido/ano, ou seja, a quantidade total de СО2 calculada com base no combustível consumido por ano, considerando os fatores de conversão aplicáveis para um determinado tipo de combustível.
U: Total de horas em operação. O tempo gasto em reparos ou mobilização no porto não deve ser incluído no cálculo.